Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

domingo, 15 de junho de 2014

Where Does The Good Go?

"Tenho em mim todos os sonhos do mundo" - Fernando Pessoa
Passando pelo aeroporto, me deparei novamente com todos os tipos de pessoas. Todas as mães, pais, filhos, filhas, irmãos, irmãs, avós, avôs, parentes de alguém, amigos de alguém, chefes de alguém.
E vendo todas essas pessoas com suas histórias, suas viagens, suas bagagens, vidas, empregos, percebi que eu poderia me identificar com cada uma delas em um aspecto. Simplesmente porque tenho em mim todos os sonhos do mundo.
E aí me deparei com uma possível resposta para a dúvida de pessoas que como eu, na minha idade, às vezes tem. Dificuldade para escolher o que queremos fazer ou o que queremos ser. Nessa idade nos sentimos poderosos, como se pudéssemos fazer qualquer coisa, escolher qualquer coisa, ser qualquer coisa. Exatamente onde estamos e quem somos, é o ponto de partida para nos tornarmos absolutamente tudo. Por isso a dúvida, porque talvez alguns de nós queremos ser tudo de uma vez; uma profissão só, uma vida só é muito pouco. Queremos ser médicos e arquitetos, engenheiros e escritores, viajantes e pilotos. Então bate esse desespero de escolher um só caminho, quando o coração sente que pertence à tudo, ao mundo, ao que pudermos fazer. E então a dúvida fica maior, não é uma escolha simples, não é nem um pouco fácil escolher o que estudar agora para fazer no futuro, principalmente porque podemos acordar daqui dez anos amando a escolha que fizemos... ou não.
E se o pior acontecer, que saibamos contornar a situação, encontrando um caminho diferente. O importante é manter a mente sempre jovem, a sensação de poder fazer qualquer coisa, não interessa quantos anos tenhamos, que otimismo tenha se preservado... e os sonhos também.

(Aos meus irmãos: Carolina, Pedro, Igor e Daniel. Que os sonhos se preservem em seus corações.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário